O Valor da Amizade
Quando questionamos sobre o "ser amigo", diversas situações são recordadas para que possamos exemplificar para nós mesmo uma maneira de responder o que seria "ser amigo", mas seria o suficiente fazer essa rota para responder?
Existem diversos níveis de relacionamentos e uma escada muito alta para galgarmos antes mesmo de responder sobre o significado de uma verdadeira amizade.
A mais fácil das situações seria o próprio ato de conhecer e criar afinidade. Depois buscar laços que prendam através de uma troca empírica e adiante, um conhecimento relativo. Ou seja, conhece-se sem perceber a fundo com quem estou lidando ou se mesmo isso faria alguma diferença.
Outra seria a "indicativa", ou aquela que adquirimos por osmose, o amigo do meu amigo que conheci e achei legal. O conhecido.
Os laços da amizade são perturbadores e muitas vezes inexplicáveis. Conhecemos alguém e de certa forma desejamos que ela esteja do nosso lado em determinadas situações de nossas vidas. Tornam-se importantes, especiais, talvez não únicas quando numa reunião, mas ímpares quando tiverem que opinar sobre algo. Eu tenho um grupo de amigos, ou seja, reuni em minha mente uma seleção de pessoas do qual considero "amigos" e delimitei-os a um grupo específico por possuírem valores e características que considero como amizade.
Até agora somente coloquei uma forma comum de fazermos um vinculo considerado amizade, mas o que significaria tudo isso em "ser amigo"? Certamente a resposta não é tão óbvia, mas posso dizer que a amizade é uma realidade ampla que concede o escambo entre duas pessoas que necessitam da presença uma da outra de alguma forma e presença nem sempre é físico, mas sim emocional e afetivo.
O valor que apresento poderia ser considerado como uma das faces do próprio AMOR. Se eu dissesse que o Amor divide-se em três faces sendo o erótico, o instinto e o incondicional ou ágape, posso dizer que a amizade também segue os mesmo preceitos.
Amizade erótica nada mais seria que o próprio escambo dado entre dois amigos que necessitam um do outro pelo simples ato de prazer visual, satisfação física buscando valores do marketing pessoal como a beleza e também a satisfação de possuir um gêmeo idêntico na escada dos valores de troca.
Amizade instintiva ou mesmo a necessidade da presença grupal e do relacionamento sociável que alimenta padrões psicológicos mais baixos e necessários do ser - humano. É a necessidade de estar no meio do grupo e se destacar ou se igualar.
Amizade incondicional ou ágape que já busca fatores mais esplêndidos do espírito humano e do relacionamento. É um alto-conhecimento de si para doar-se ao outro e do outro para si. É a capacidade de buscar no intimo alheio a totalidade dos defeitos e qualidades do coração sem julgar, mas sem anula-se perante um ser diferente em atitudes e pensamentos. Ser capaz de sentir por empatia o que o outro sente e ter compaixão. É a capacidade de amar e sentir a necessidade de fazê-lo por um ser igual nos valores filosóficos de existir, dividir o mesmo espaço, acrescentar conhecimento, sentir-se bem, seguro e expressar o mesmo.
É a eterna batalha entre amor e ódio dentro do campo de batalha chamado de "amizade" que equilibra o mercado existencial no relacionamento humano.
Um amigo pode sentir-se magoado por algo, mas compreende que se consegue mergulhar tão intimamente no coração e dá-se a conhecer, pode entender razões pelo qual não necessita concordar e nem se torna indiferente, mas estabelece uma dialética no qual expõe sentimentos e emoções para fora e faze-os conhecer.
Amizades não começam simplesmente, mas não terminam sem uma explosão de razões. Ou não seria amizade num nível perfeito, mas sim apenas um instinto, uma necessidade de dizer-se amigo e encaixar-se no grupo antropológico.
Se existe uma razão de mágoa, essa não pode resistir ao impactante poder do amor existente entre dois verdadeiros amigos e torna-se mais uma ferramenta de conhecimento no profundo iceberg do espírito humano. A Amizade é uma porta para o infinito, uma razão para ir além, um balsamo nos momentos de dores e angustias, pois quem não é fraco que não consiga chorar em algum momento de sua vida?
Se a amizade for compreendida dentro desse campo, o "ser amigo" será comparado ao "Dom de Amar Incondicionalmente". Pois quem ama, é paciente e sabe os riscos que assumi nessa postura que toma para si, o de se chamar "amigo".
Muito bonito e interessante tudo que foi dito, é uma pena eu não ter o mesmo dom da sabedoria que meu amigo aqui tem.
ResponderExcluirMil Beijos,
Gisele
Que lindo amei perfeito, parabéns pela as suas belas palavras....
ResponderExcluirBeijinhos...
Jacky
"Amigos são anjos que nos põe de pé e nos ajudam a caminhar quando nossas asas tem problemas em se lembrarem de como voarem."
ResponderExcluirVlw por ser um desses anjos.
Amplexos
Amei Trik, vc sempre entendendo nossa alma...te amo muito amigo!
ResponderExcluirYou live in my heart!!!
muito bom.
ResponderExcluiradorei
bem escrito demais...
Que chique o texto...
ResponderExcluirMuito bom mesmo!!!
Você anda todo filosófico hein!! rsrsrs...
Vc transmite e sempre transmitirá uma paz se igual viw!!!!
Saudades!
GOSTO DE ESCREVER EM LETRAS GARRAFAIS PARA TORNAR MAIS NITIDA E FIXANTE A IMPRESSAO QUE SEMPRE BUSCO EXPOR! PARA TANTO, POSSO ADIANTAR, QUE TEU TEXTO TEM UM FUNDAMENTO TEÓRICO DE MARCEL MAUSS, SOCIÓLOGO E ANTRÓPOLOGO RENOMADO. TAMBÉM, PENSO QUE NÃO PODERIA DEIXAR DE SER. POIS TENS UM SABER PERCEPTÍVEL AO PRIMEIRO CONTATO/MOMENTO. QUANTO AO TEXTO, COMO JÁ DITO POR OUTROS, ESTA ORTOGRAFICAMENTE BEM ESCRITO E CONECTADO. O TEOR? BEM... CONCORDO, MAS LANÇO MÃO DA RESSALVA DE QUE HÁ AMIZADES QUE SE FUNDAM EM PURO E ÚNICO INTERESSE. E ACABAM, MUITAS DAS VEZES, DEMONSTRANDO SEREM PORTADORAS DAS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ CITA, MAS SÃO PURA ENGANAÇÃO! SÃO TIPICAMENTE, "LOBOS NA PELE DOS CORDEIROS". ENTÃO, MEU CARO, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, NÃO SE DEIXE LEVAR... AMIGOS SÃO COMO OS VINHOS. QUANTO MAIS VELHOS, MELHORES E MAIS CONHECIDOS SE TORNAM! ABRAÇÃO DE QUEM MUITO TE ADMIRA!
ResponderExcluirDepois siga meu blogger ai, se quiser, é lógico!
ResponderExcluir"Amigos são aqueles que nos colocam de pé quando nossas asas já não sabem mais como voar". Muito bonito e tocante o blogger. Parabéns Patrik!
ResponderExcluirADMIRO O VALOR DADO POR TAMANHA PESSOA QUE TU ÉS , CONTINUE ASSIM SEMPRE AUTENTICO!!!!WELLINGTON
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirdj sergio n
ResponderExcluirNossa muito profundo essas suas palavras...
Parabens por isso te admiro cada vez mais.
OBRIGADO PELAS PALAVRAS...
ResponderExcluirTE AMAMOS PAT...
SAUDAÇÕES DO POVO DO PÂNTANO.